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Programa de Conservação Auditiva
Pca
O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é um conjunto de medidas técnicas e administrativas que visa à saúde dos trabalhadores expostos no local de trabalho a níveis de pressão sonora elevados. O PCA é estabelecido pela norma regulamentadora nº 07 e a Portaria n.º 19/1998, ambas do Ministério do Trabalho e Emprego, que dispõe sobre as diretrizes e os parâmetros mínimos para a implementação do programa.
O objetivo do PCA é proteger e prevenir a saúde dos trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, possibilitando o desenvolvimento da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). Durante a implantação, o aprimoramento e o controle do PCA, serão tomadas algumas medidas preventivas, como a substituição das máquinas por outras mais silenciosas, a redução na concentração de máquinas e a implantação de medidas de proteção individuais.
Sua aplicação gera uma série de benefícios quando bem implementado, e deve ser sempre atualizado, atuando em conjunto como PPRA e o PCMSO
Importância do PCA
O PCA possui uma importância vital para a implementação e integração conjunta do PCMSO e do PPRA.
Por ser a ligação entre esses programas, o PCA serve para analisar os riscos de ruídos presentes no ambiente de trabalho, desenvolver as medidas de controle para eliminar os danos à saúde do trabalhador e controlar a eficiência destas medidas.
Assim, a implementação do PCA no ambiente de trabalho é indispensável, garantindo assim um ambiente de trabalho saudável e seguro aos trabalhadores, e gerando benefícios para ambos o trabalhador e a empresa.
Para que serve o PCA
O PCA tem por objetivo a conservação da saúde auditiva de trabalhadores expostos a ambientes que contenha a presença de ruídos.
De acordo com a NR 15 – Atividades e Operações Insalubres, atividades ou ambientes que possuam ruídos de impacto ou contínuo, tem o potencial de causar danos como perda auditiva temporária ou permanente.
Benefícios do PCA
A implementação e desenvolvimento do PCA pode trazer benefícios como:
- Diminuição dos acidentes;
- redução dos afastamentos;
- promoção da saúde ocupacional dos trabalhadores;
- redução da fadiga e do estresse
- melhor produtividade;
- redução de gastos com novas contratações e treinamentos e de gastos com indenizações.
Além destes benefícios, as empresas que desenvolvem e implementam bem seus planos de saúde e segurança ocupacional tendem a possuir uma visão positiva perante a sociedade.
Quem deve elaborar o PCA?
O PCA é um conjunto de medidas que deve ser implementado por profissionais da área de medicina e segurança do trabalho atuando em conjunto. Por ser um programa que integra tanto o PPRA quanto o PCMSO, o intercâmbio de informações é essencial para a boa implementação do PCA.
Desta forma, os exames de audiometria devem ser realizados por profissional devidamente habilitado e capacitado, sendo este o médico do trabalho ou fonoaudiólogo, e as medidas de análise, controle e proteção auditiva devem ser implementadas pelo engenheiro ou técnico de segurança do trabalho.